BOSTON, MA - 25 de fevereiro de 2021 - Após apublicação de dois relatórios dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) sobre surtos de COVID-19 em instalações de fitness, Alexandra Black Larcom, MPH, RD, LDN, gerente sênior de promoção de saúde e política de saúde da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), divulgou a seguinte declaração:

"Em 24 de fevereiro, o Morbidity and Mortality Weekly Report do CDC publicou dois relatórios que descrevem estudos de caso de surtos de COVID-19 em centros de fitness. Estes surtos ocorreram em Honolulu, HI, em junho de 2020, e em Chicago, IL, em agosto de 2020. De acordo com os relatórios, estes incidentes resultam de vários factores evitáveis, incluindo ventilação deficiente, utilização pouco frequente de máscaras e pessoas com sintomas ou infeção confirmada por COVID-19 que frequentam as aulas.

"Ao concluir ambos os relatórios, o CDC recomenda várias medidas para reduzir as infecções por SARS-CoV-2 nos ginásios, incluindo o uso de máscaras, controlos de engenharia e administrativos para melhorar a ventilação e o distanciamento, facilitar a higiene das mãos e comunicar com o pessoal e os membros para ficarem em casa quando estiverem doentes.

"O sector reconhece que o risco de COVID-19 não pode ser zero. No entanto, muitas instalações têm seguido de perto as directrizes do CDC descritas nestes relatórios desde o outono, e as instalações de fitness comunicam os riscos, as directrizes e os protocolos aos seus membros.

"As provas atualmente disponíveis sugerem que os ginásios que aplicam protocolos de segurança adequados não são locais de alto risco para a transmissão da COVID-19. De acordo com o Departamento de Saúde Pública do Illinois, apenas 1,71% dos casos de COVID-19 na área de Chicago foram atribuídos a ginásios e centros de fitness. Em Honolulu, houve apenas um grupo de 25 casos notificados em ginásios desde 4 de novembro, o que representa menos de 1% do total de casos nesse período. O rastreio de contactos em vários outros estados mostra que os casos atribuídos a categorias que contêm centros de fitness parecem constituir uma pequena proporção do total de surtos."

Embora o objetivo seja evitar quaisquer surtos de COVID-19 em instalações de fitness para manter os membros, o pessoal e as comunidades em segurança, há um lado positivo nos relatórios do CDC. Brent Darden, presidente interino e CEO da IHRSA, afirmou: "A boa notícia para o sector dos clubes de saúde e fitness é que as recomendações do CDC estão estreitamente alinhadas com as actuais directrizes do sector. Globalmente, 1.552 instalações de fitness assinaram o Compromisso Ativo e Seguro, comprometendo-se a aderir a estas normas mínimas."

A IHRSA, International Health, Racquet & Sportsclub Association, é uma associação comercial sem fins lucrativos que representa a indústria global do fitness com mais de 200.000 instalações de saúde e fitness e os seus fornecedores.

A IHRSA mantém um papel de liderança na promoção da atividade física, que é fundamental para atingir o pico de saúde e lutar contra a obesidade e as doenças crónicas do estilo de vida. Como uma das principais autoridades mundiais no sector dos clubes de saúde comerciais, a missão da IHRSA consiste em desenvolver, promover e proteger o sector da saúde e do fitness, proporcionando aos seus membros benefícios e recursos. A IHRSA e os seus membros dedicam-se a tornar o mundo mais feliz, mais saudável e mais próspero através do exercício regular e da promoção de actividades. A IHRSA é a editora de Club Business Internationala principal revista mensal do sector do fitness a nível mundial.