BOSTON, MA - 19 de novembro de 2020 - Com basenos dados das principais empresas de processamento de pagamentos, 15% dos clubes e estúdios de fitness nos EUA encerraram permanentemente a 30 de setembro. Até um em cada quatro health clubs americanos poderá encerrar até ao final do ano, uma vez que os operadores de clubes se debatem com o impacto desproporcionado da pandemia do coronavírus.

"Em mais de 50 anos de história da indústria de clubes, este é o momento mais difícil para a indústria de clubes", disse Rick Caro, um veterano de 40 anos da indústria e presidente da Management Vision, Inc., uma empresa líder em consultoria especializada na indústria de clubes. "A COVID-19 está a afetar as empresas, os seus membros, funcionários e a comunidade em geral. Os clubes estão lutando sem nenhum apoio real do governo como um todo."

No pico dos encerramentos obrigatórios, na primavera, praticamente todos os centros de saúde e de fitness dos EUA foram encerrados. As falências de grupos de health clubs nacionais e regionais reforçam a dificuldade financeira causada pela pandemia. A grande maioria das instalações é constituída por pequenas empresas em risco elevado de encerramento, que não dispõem normalmente do poder de influência das grandes superfícies comerciais que muitas vezes servem de âncora aos centros comerciais.

"Trata-se de um verdadeiro Armagedão para um sector que, historicamente, tem ultrapassado o crescimento do PIB por um fator de 2 a 3 vezes e demonstrado resistência a todas as recessões económicas", afirmou Brian Smith, diretor executivo da banca de investimento no sector do consumo da Piper Sandler Companies, um banco de investimento líder e empresa de valores mobiliários institucionais. "Não há como superar uma paralisação prolongada e forçada do governo, como ocorreu no início deste ano, ou restrições de capacidade prolongadas no setor de butiques que limitam o tamanho das turmas a 10-25% da capacidade normal."

"Para simplificar o que se está a passar, os operadores de health clubs estão na mesma posição que Luke Skywalker na cena do compactador de lixo automático na Guerra das Estrelas. Estão a tentar aguentar os credores que procuram o pagamento da dívida, os senhorios que procuram o pagamento integral da renda, os membros que estão congelados e o aumento do custo das operações relacionadas com a segurança/limpeza", afirmou Pete Moore, fundador da Integrity Square, uma empresa de consultoria financeira e de capitais próprios que serve o sector da saúde, do estilo de vida ativo e do ar livre (HALO). "Os grupos de clubes de maior dimensão estão a utilizar a proteção contra falências ao abrigo do Capítulo 11 para se reorganizarem, libertarem os credores e rejeitarem os maus contratos de arrendamento, a fim de se restabelecerem e sobreviverem. Os clubes e estúdios mais pequenos também terão de considerar fortemente a possibilidade de declarar falência."

Até à data, perderam-se mais de 15 mil milhões de dólares em receitas, juntamente com a atividade económica que as instalações físicas contribuem para as suas comunidades locais. De acordo com um estudo do ClubIntel, os centros de fitness dos EUA ainda em atividade projectam um declínio de 37% nas receitas deste ano em relação a 2019.

"A indústria de instalações de fitness experimentou uma tempestade perfeita em 2020 como resultado da Covid-19", disse Stephen Tharrett, cofundador da ClubIntel, uma empresa de insights de marca e consumidor que atende a indústria de fitness e clubes. "A trifeta de 15% dos clubes fechando permanentemente, os clubes ainda abertos experimentando quedas na receita mensal e reabrindo os níveis de associação em média menos de 70% do ano anterior, resultará não apenas nas receitas de 2020 caindo bem abaixo dos níveis de 2019, mas provavelmente resultará em 2021 níveis caindo abaixo dos de 2019.

Os mandatos para operar a níveis reduzidos de capacidade, que em algumas jurisdições chegam a ser de 10%, reduziram ainda mais as operações dos clubes, incluindo a contratação de pessoal e a criação de emprego. Centenas de milhares de postos de trabalho foram perdidos devido à pandemia, uma vez que o sector da hotelaria e do lazer em geral registou uma das taxas de desemprego mais elevadas desde abril. Os clubes obedeceram a regulamentos governamentais rigorosos em termos de densidade, distanciamento social, protocolos de limpeza, rastreio de contactos, sistemas de filtragem do ar e normas sanitárias.

"O cumprimento destes mandatos levou ao encerramento de muitos clubes, especialmente estúdios de atividade única, porque o seu modelo económico deixou de ser viável", acrescentou Caro. "A sua subsequente falta de liquidez criou a necessidade imediata de interromper as suas operações. Isto fez com que os clubes fechassem, custando postos de trabalho e deixando os membros sem alternativa para a necessária atividade física e interação social."

Os programas governamentais anteriores não foram suficientes para todas as instalações de saúde e fitness afectadas pela COVID-19. O Health & Fitness Recovery Act (H.R. 8485) apresentado pelos U.S. Reps. Mike Quigley (D-IL) e Brian Fitzpatrick (R-PA) cria um fundo de 30 mil milhões de dólares para conceder subsídios às empresas de saúde e fitness afectadas. Os operadores de clubes, funcionários e consumidores enviaram mais de 16 000 cartas ao Congresso para apoiar o projeto de lei.

"Nenhum operador está imune - grande, pequeno, franchisado ou propriedade de uma empresa - e o sector, sem qualquer estímulo direto, verá a paisagem mudar para sempre", acrescentou Smith. "É surpreendente para a nossa equipa que o fitness não seja considerado um serviço essencial quando tantos dados sugerem que um estilo de vida mais saudável fortalece o sistema imunitário e reduz as probabilidades de contrair COVID sem que existam provas que sugiram que os health clubs representam qualquer risco de superdisseminação."

A IHRSA, a International Health, Racquet & Sportsclub Association, é uma associação comercial sem fins lucrativos que representa a indústria global de fitness com mais de 200.000 instalações de saúde e fitness e os seus fornecedores.

A IHRSA mantém um papel de liderança na promoção da atividade física, que é fundamental para atingir o pico de saúde e lutar contra a obesidade e as doenças crónicas do estilo de vida. Como uma das principais autoridades mundiais no sector dos clubes de saúde comerciais, a missão da IHRSA consiste em desenvolver, promover e proteger o sector da saúde e do fitness, proporcionando aos seus membros benefícios e recursos. A IHRSA e os seus membros dedicam-se a tornar o mundo mais feliz, mais saudável e mais próspero através do exercício regular e da promoção de actividades.