WASHINGTON, D.C.-6 de março de 2023-A SpecialOlympics e a IHRSA, a Associação Global de Saúde e Fitness, fizeram uma parceria para conscientizar e capacitar o setor de fitness para apoiar a inclusão de pessoas com deficiência intelectual (DI). A IHRSA e a Special Olympics se concentrarão em aumentar as oportunidades de fitness inclusivo nas comunidades em todo o mundo para apoiar as pessoas com DI a levar uma vida ativa e saudável.

A missão da IHRSA é desenvolver, promover e proteger a indústria da saúde e do fitness e proporcionar aos seus membros os benefícios que os ajudarão a ter mais sucesso. A IHRSA e os seus membros - clubes de saúde e fitness, ginásios, estúdios, instalações desportivas e aquáticas, e parceiros da indústria - dedicam-se a tornar o mundo mais saudável através do exercício regular.

A IHRSA, a Fundação IHRSA e os seus membros há muito que estão empenhados na inclusão. A missão da Fundação IHRSA é promover a saúde através do exercício, expandindo a educação e os recursos, a investigação e o envolvimento. Em conjunto com o Conselho Americano de Exercício, a Fundação IHRSA recebeu uma bolsa de inovação em saúde inclusiva das Olimpíadas Especiais de 2020. O projeto centrou-se em apoiar e facilitar a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no fitness e no desporto e resultou nos seguintes recursos:

1. Estratégias para alargar a inclusão de pessoas com deficiências intelectuais na comunidade do fitness
    • Partilha as principais conclusões de um inquérito realizado a 306 atletas dos Jogos Olímpicos Especiais sobre atitudes e perspectivas de utilização do ginásio.
    • Fornece uma lista de estratégias que os ginásios podem adotar para satisfazer as necessidades das pessoas com deficiência intelectual, com base em inquéritos.
    • Explica o papel dos centros de saúde e de fitness na promoção de uma condição física inclusiva.
  2. SMASH IT! Um modelo de programa de treino inclusivo para pequenos grupos
    • Desenvolvido pelo pessoal da Cátedra UNESCO de Desporto, Fitness, Recreação e Educação Física Inclusivos, este modelo prevê oito semanas ou 24 sessões de programação adequadas a pessoas com e sem deficiência.

Como parte desta parceria, a Special Olympics e a IHRSA irão disseminar o Kit de Ferramentas de Fitness Inclusivo da IHRSA para os Programas da Special Olympics, educar o pessoal do Programa da Special Olympics sobre como estabelecer parcerias com centros de fitness locais e promover ligações entre os membros da IHRSA e os Programas da Special Olympics locais. Em última análise, esta parceria irá aumentar as oportunidades para as pessoas com deficiências intelectuais praticarem atividade física, aumentando o acesso e a inclusão nos centros de fitness a nível mundial.

"A parceria com a Special Olympics é um passo positivo para o sector global da saúde e do fitness", afirmou Liz Clark, presidente e CEO da IHRSA. "Esta relação de colaboração ajudará a garantir que a IHRSA defenda junto dos principais responsáveis governamentais de todo o mundo a importância e os benefícios dos programas inclusivos para pessoas com deficiência. Além disso, a nossa parceria ajudará a IHRSA a fornecer aos ginásios, estúdios e parceiros fornecedores recursos e informações sobre as melhores práticas para apoiar os seus próprios programas de inclusão e envolvimento da comunidade."

A Special Olympics e a IHRSA estão entusiasmadas por se envolverem na próxima ativação de parceiros na IHRSA 2023 em San Diego, CA, de 20 a 22 de março. A Special Olympics Fitness discutirá estratégias sem custo que os profissionais de fitness podem usar para promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual em suas academias.

"A Special Olympics está entusiasmada com a parceria com a IHRSA para promover a inclusão de pessoas com deficiências intelectuais na indústria do fitness", Annemarie Hill, vice-presidente sénior de operações globais de saúde da Special Olympics. "As pessoas com deficiências intelectuais merecem todas as oportunidades de praticar atividade física e melhorar a sua saúde e condição física. Esta parceria ajudará a alcançar este objetivo, preparando os profissionais e líderes do fitness para satisfazer as necessidades de fitness das pessoas com deficiências intelectuais a nível mundial."

A Special Olympics e a IHRSA encorajam os profissionais de fitness a ler os recursos disponíveis acima mencionados, a incorporá-los nas práticas do seu ginásio e a contactar fitness@specialolympics.org para saber mais sobre como os ginásios podem promover princípios de fitness inclusivos.

Sobre a Special Olympics

Fundada em 1968, a Special Olympics é um movimento global para acabar com a discriminação contra pessoas com deficiências intelectuais. Promovemos a aceitação de todas as pessoas através do poder do desporto e da programação na educação, saúde e liderança. Com mais de seis milhões de atletas e parceiros de Unified Sports em mais de 190 países e territórios e mais de um milhão de treinadores e voluntários, a Special Olympics oferece mais de 30 desportos de tipo olímpico e mais de 100.000 jogos e competições todos os anos. Envolva-se connosco em: Twitter, Facebook, YouTube, Instagram, LinkedIn e nosso blog no Medium. Saiba mais em www.SpecialOlympics.org.

A IHRSA, Global Health & Fitness Association, é uma associação comercial sem fins lucrativos que representa a indústria global do fitness com mais de 200.000 instalações de saúde e fitness e os seus fornecedores. Fundada em 1981, a IHRSA mantém um papel de liderança na promoção da actividade física, que é fundamental para a saúde e para combater a obesidade e as doenças crónicas.

Como principal autoridade mundial na indústria de clubes comerciais de saúde e fitness, a missão da IHRSA é crescer, promover e proteger a indústria de saúde e fitness, ao mesmo tempo que proporciona aos seus membros benefícios e recursos. A IHRSA é a editora de Club Business Internationala principal revista mensal da indústria global do fitness. A Convenção Internacional e Feira Comercial da IHRSA realizar-se-á de 20 a 22 de Março em San Diego. Para solicitar um passe de imprensa gratuito, preencha este formulário.

Visite a IHRSA no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.