• RECEITA CONSOLIDADA a uma taxa de câmbio constante +8,3%. 272,9 milhões de euros, +3,6% em relação aos 263,4 milhões do primeiro semestre de 2017
  • EBITDA: 44,9 milhões de euros, +4,7% face aos 42,9 milhões do primeiro semestre de 2017
  • LUCRO: 37,7 milhões de euros, +99%, em comparação com os 19 milhões do primeiro semestre de 2017

Nerio Alessandri, Presidente e Diretor Executivo, afirmou: "Estamos orgulhosos de confirmar que também no último semestre a Technogym cresceu mais rapidamente do que o sector, tanto em termos de receitas como de rentabilidade, apesar do impacto significativo das taxas de câmbio. O resultado é particularmente relevante se considerarmos a implementação em abril do novo sistema de TI, que levou ao adiamento de parte das receitas de maio e junho para julho e agosto, receitas que hoje foram recuperadas como esperado. A aposta na inovação e o posicionamento premium da nossa marca a nível global permitiram-nos registar excelentes taxas de crescimento em geografias chave como os EUA (+ 28,5%) e a China (+ 22,3%). Estes desempenhos mais do que compensaram o abrandamento registado na América do Sul, causado pela desaceleração económica no Brasil.

A nossa plataforma digital Mywellness, difundida nos sectores do desporto, fitness e saúde, é uma solução única no mercado; graças à combinação de IoT e cloud, liga atualmente 15.000 clubes de fitness e 10 milhões de utilizadores em todo o mundo, permitindo-lhes viver uma experiência de bem-estar única e personalizada. A plataforma será em breve enriquecida com conteúdos multimédia, serviços de coaching ao vivo e a pedido que serão centrais na nossa estratégia de consumo e para consolidar o nosso projeto Technogym 4.0. Graças à combinação de todos estes elementos e graças à força da nossa equipa, fecharemos 2018 com um crescimento sustentável e rentável, um pré-requisito para a realização dos nossos objectivos a médio prazo."

CESENA, Itália - 20 de setembro de 2018 - OConselho de Administração da Technogym S.p.A. (MTA: TGYM), uma das empresas líderes mundiais em equipamentos inteligentes, serviços e serviços digitais para os setores de fitness, desporto e saúde, como parte do setor mais amplo de bem-estar, examinou e aprovou hoje o relatório financeiro semestral consolidado em 30 de junho de 2018, elaborado de acordo com as normas internacionais de contabilidade IAS / IFRS.

A Technogym aumentou as receitas no primeiro semestre de 2018, alcançando excelentes taxas de crescimento na América do Norte, uma região estratégica para o crescimento da empresa a médio prazo, e consolidando a sua liderança na Europa, a principal área geográfica da empresa. Este desempenho foi afetado por um prolongamento temporário das entregas, relacionado com a fase inicial do lançamento do novo sistema informático, pelo que o processamento de algumas encomendas importantes foi adiado. No entanto, esta situação foi compensada em julho e agosto.

O aumento do EBITDA é mais do que proporcional ao crescimento das receitas. Este resultado foi alcançado através de uma série de factores diferentes, incluindo a melhoria contínua da eficiência operacional, a gestão do mix de produtos e o foco em acordos comerciais centrados em equipamentos inteligentes, serviços e digital.

A posição financeira líquida melhorou em comparação com o primeiro semestre de 2016 e reflecte a natureza sazonal da atividade em relação a 31 de dezembro de 2016.

O forte aumento do lucro deve-se principalmente ao posicionamento premium dos produtos, à gestão dos custos e aos benefícios relacionados com o desagravamento fiscal italiano "Patent Box".

No que diz respeito à inovação, a empresa lançou inúmeros novos produtos e soluções no primeiro semestre de 2018; SKILL RUN, a inovadora passadeira dedicada ao treino atlético e SKILL BIKE, a bicicleta estacionária concebida para ciclistas e triatletas. Graças à SKILL LINE, a Technogym definiu uma nova categoria de produtos que intercepta a tendência em expansão do treino atlético, em forte crescimento tanto nos clubes como no mercado de consumo.

Na área da inovação digital, a Technogym consolida a liderança da plataforma digital Mywellness Cloud, o único ecossistema aberto do sector capaz de oferecer aos utilizadores finais uma experiência totalmente personalizada, tanto nos equipamentos Technogym como no exterior, graças a aplicações dedicadas. Atualmente, a Technogym conta com mais de 80.000 clubes de fitness e wellness instalados, dos quais 15.000 estão ligados à sua plataforma digital Mywellness Cloud e mais de 10 milhões de pessoas estão ligadas a este serviço; tirando partido desta infraestrutura, a Technogym investirá cada vez mais na sua divisão Media, dedicada ao desenvolvimento de conteúdos e programas de formação para diferentes paixões e diferentes disciplinas, a serem oferecidos tanto em casa como nos clubes.

No que diz respeito às actividades de marketing e comunicação, a empresa continua o seu empenho em posicionar a Technogym como uma marca Premium no sector BtoB e como uma marca Prestige no BtoC. Por fim, a Technogym consolidou a sua posição como marca líder de treino desportivo a nível mundial. No passado mês de fevereiro, a empresa foi Fornecedor Oficial dos Jogos Olímpicos de inverno de Pyeongchang 2018, na Coreia.

Resultados do primeiro semestre de 2018

Os resultados consolidados foram elaborados em conformidade com as Normas Internacionais de Relato Financeiro emitidas pelo Conselho das Normas Internacionais de Contabilidade. Os valores do primeiro semestre de 2017 foram ajustados, devido à implementação da IFRS 15 a partir de 1 de janeiro de 2018.

Após o crescimento das receitas registado em 2017, as receitas do Grupo Technogym também continuaram a crescer no primeiro semestre de 2018. Este crescimento foi de +3,6% (+8,3% a uma taxa de câmbio constante), com resultados significativos em áreas geográficas cruciais como a América do Norte

1) Receitas

A Technogym continua a crescer de acordo com os planos de negócio em todos os principais mercados de maior interesse: Europa, América do Norte e APAC. De acordo com as tendências dos últimos anos, registou-se um aumento significativo na América do Norte (+14,6%), um mercado estratégico para o crescimento futuro da empresa. O crescimento é igualmente positivo na Europa e na Ásia-Pacífico. Após dois anos de forte crescimento, as receitas abrandam na América Latina, principalmente devido ao contexto macroeconómico instável no Brasil, que representa o maior contribuinte na região.

No que respeita ao desempenho das receitas por canal de vendas: O Field Sales continua a ser o principal canal, registando um crescimento de +9,3%. O desempenho do canal grossista foi afetado pelo adiamento das entregas devido à mudança do sistema informático; as empresas prevêem uma recuperação total no segundo semestre. O canal de vendas internas (Ecommerce e televendas) registou um desempenho negativo apenas devido a algumas áreas geográficas na Europa. O canal de retalho tem um impacto marginal no modelo de negócio da empresa, sendo o seu principal objetivo atuar como suporte de show room para os outros principais canais de venda direta, numa perspetiva omnicanal.

2) EBITDA, resultado operacional líquido e resultado do exercício

O EBITDA ajustado ascendeu a 44.865 milhares de euros, um aumento de 1.833 milhares de euros (+4,7%)

face aos 42.860 milhares de euros registados no primeiro semestre de 2017. Em consonância com a variação da receita, este aumento deve-se essencialmente: (i) ao aumento das margens de lucro face ao aumento do volume de vendas; (ii) à racionalização das actividades industriais que teve um impacto positivo nos custos directos de produção; (iii) à estabilidade dos custos operacionais apesar do aumento do volume de vendas.

No semestre findo em 30 de junho de 2018, não houve despesas não recorrentes significativas em comparação com os 172 milhares de euros registados em 30 de junho de 2017.

No conjunto, a percentagem do EBITDA sobre as Receitas (Margem EBITDA) é de 16,4% a 30 de junho, em linha com o primeiro semestre de 2017 (+16,3%).

Os proveitos operacionais líquidos ascenderam a 33.578 milhares de euros, registando um aumento de 3.665 milhares de euros (+12,3%) face aos 30.086 milhares de euros do primeiro semestre de 2017. Este aumento deve-se essencialmente: (i) ao aumento das margens de lucro face ao aumento do volume de vendas; (ii) à racionalização das actividades industriais que teve um impacto positivo nos custos directos de produção.

O ROS para o semestre findo em 30 de junho de 2018 foi afetado pela natureza sazonal típica do mercado de equipamentos de fitness. A este respeito, deve notar-se que o aumento das receitas nos diferentes trimestres do ano está ligado principalmente à tendência dos clientes para efectuarem as suas compras no segundo semestre, na sequência das feiras comerciais mais importantes do sector que se realizam tradicionalmente no primeiro semestre.

O resultado líquido cifrou-se em 37.692 milhares de euros, registando um aumento de 18.733 milhares de euros (+98,8%) face aos 18.959 milhares de euros do primeiro semestre de 2017. Este aumento está essencialmente relacionado: (i) com o aumento do resultado operacional líquido acima referido; (ii) com os efeitos do patent box agreement.

3) Endividamento líquido

O endividamento líquido ascendeu a 61.542 milhares de euros, mais 20.223 milhares de euros do que os 41.319 milhares de euros registados no exercício findo em 31 de dezembro de 2017; este aumento deve-se essencialmente ao carácter sazonal da atividade. O endividamento líquido em 30 de junho de 2017 era de 109.600 milhares de euros.

Sobre a Technogym

Fundada em 1983, a Technogym S.p.A. é líder mundial no fornecimento de produtos, serviços e soluções nos domínios do fitness e do bem-estar. Com mais de 2.000 funcionários e 14 filiais na Europa, Estados Unidos, Ásia, Médio Oriente, Austrália e América do Sul, a empresa exporta 90% da sua produção para mais de 100 países. A Technogym S.p.A. foi o fornecedor oficial dos últimos seis Jogos Olímpicos: Sydney 2000, Atenas 2004, Turim 2006, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016.

Declarações prospectivas

Certas declarações contidas neste comunicado de imprensa podem constituir declarações prospectivas, incluindo referências que não se relacionam exclusivamente com dados históricos ou acontecimentos actuais e, como tal, incertas. Estas declarações baseiam-se numa série de pressupostos, expectativas e outros factores que podem conduzir a resultados reais que diferem, mesmo substancialmente, dos previstos. Existem inúmeros factores que podem gerar resultados e tendências significativamente diferentes das informações prospectivas contidas neste comunicado de imprensa. Estes elementos incluem, entre outros, a capacidade de gerir os efeitos do atual cenário económico internacional incerto, a capacidade de adquirir novos activos e de os integrar eficazmente, a capacidade de prever futuras condições económicas e alterações nas preferências dos consumidores, a capacidade de introduzir e comercializar com êxito novos produtos, a capacidade de manter um sistema de distribuição eficiente, capacidade para atingir e gerir o crescimento, capacidade para negociar e manter acordos de licença favoráveis, flutuações cambiais, alterações nas condições locais, capacidade para proteger a propriedade intelectual, problemas com os sistemas de informação, riscos associados ao inventário, riscos de crédito e de seguros, alterações na regulamentação fiscal e outros factores políticos, económicos, legais e tecnológicos, bem como outros riscos e incertezas. Estas declarações prospectivas foram emitidas na data de hoje e não teremos qualquer obrigação de fornecer quaisquer actualizações e não constituem uma indicação fiável do desempenho futuro.

Indicadores de desempenho alternativos

Este comunicado de imprensa apresenta uma série de indicadores de desempenho alternativos utilizados pela direção para permitir uma melhor avaliação do desempenho da atividade e do desempenho e posição financeira do Grupo. Estes indicadores não são reconhecidos como medidas contabilísticas no contexto das IFRS, pelo que não devem ser considerados como uma forma alternativa de avaliar o desempenho financeiro do Grupo e a sua posição financeira. Uma vez que o cálculo destas medidas não é regido pelas normas contabilísticas aplicáveis, os métodos de cálculo aplicados pela Empresa podem não ser os mesmos que os utilizados por outros, pelo que estes indicadores podem não ser comparáveis. Por conseguinte, os investidores não devem depositar confiança indevida nestes dados ou informações. Este comunicado de imprensa também contém determinados indicadores financeiros, operacionais e outros que foram ajustados para refletir acontecimentos e transacções extraordinárias não recorrentes, conhecidos como itens especiais. Esta informação "ajustada" foi incluída para permitir uma melhor comparação da informação financeira para todos os períodos; no entanto, esta informação não é reconhecida como dados económicos ou financeiros no âmbito das IFRS e/ou não constitui uma indicação do desempenho histórico da Empresa ou do Grupo. Por conseguinte, os investidores não devem depositar confiança indevida nestes dados ou informações.

Relações com os meios de comunicação social

Gabinete de Imprensa da Technogym: Enrico Manaresi, correio eletrónico, 39-3403-949108

Grupo Tancredi: Giovanni Sanfelice di Monteforte, correio eletrónico, 44-7775-858152

Relações com investidores: Carlo Capelli, correio eletrónico, 39-0547-650111

*Comunicado de imprensa completo disponível aqui.